www.grupocalibracao.com.br
Indicar Indique esta página Imprimir Imprimir esta Página Diminuir fonte Aumentar fonte Tamanho da Fonte

Biblioteca Virtual

Links recomendados:

A Importância de Utilizar Vidrarias de Laboratórios Normalizadas

  Download do artigo original, na íntegra (168 kb).

Resumo

 

Existem no mercado vários tipos de pipetas para descarte de líquidos nos laboratórios químicos, que muitas das vezes não são usados de forma
correta, causando, desta forma, erros em sua medição.


Este trabalho visa a alertar os laboratórios da importância de se utilizar vidrarias construídas de acordo com as normas de fabricação. Para um técnico experimentado, vidrarias normalizadas são, de maneira geral, mais fáceis e mais rápidas de se medir, uma vez que os métodos de medição já são amplamente conhecidos e as planilhas de cálculo já foram desenvolvidas. Em uma vidraria não normalizada, a calibração tende a demorar mais, uma vez que o técnico desconhece o manuseio do equipamento e erros sistemáticos, entre outros. Sendo assim, ele deve desenvolver um procedimento de medição e fazer, quando necessário, modificações na planilha de cálculo.


São mostradas neste estudo pipetas volumétricas, graduadas ou de tempo especificado. É preciso frisar a necessidade de se conhecer melhor o instrumento que está sendo usado, e assim, minimizar certos erros cometidos na medição.


Será apontada aos técnicos de laboratório a melhor forma de manuseio do equipamento para que se tenha maior confiabilidade nos resultados. O Laboratório de Fluidos do INMETRO está procurando ajudar na melhoria da qualidade dos laboratórios, podendo ser acreditados ou não à rede brasileira de calibração (RBC), eliminando dúvidas acerca de calibração ou uso de pipetas.



  Download do artigo original, na íntegra (168 kb).

Envie seu comentário sobre esta página:




Seu nome:
Seu e-mail:

Compartilhe esta página: